Qual a diferença entre o cappuccino e o latte?

Por

28 de setembro de 2018
2 comentários

A mistura que deu certo: Leite com café!

Qual a diferença entre o cappuccino e o latte? Como sabemos, café com leite são bases para diversas bebidas. É um casamento que deu mais que certo. Fazem sucesso no mundo todo e roubam a cena nos cardápios de padarias e cafeterias por aí.

É comum encontrarmos nos menus o tal macchiato, flat white, pingado, média, cappuccino, da mesma forma que é comum confundir uma bebida com a outra. O motivo é simples:  Às vezes acontece de ter um toque particular pelas diferentes culturas e hábitos, mas tradicionalmente todas as bebidas citadas anteriormente são feitas por apenas dois ingredientes: Café e Leite.

Agora vamos dar a atenção para o cappuccino e o latte – Para entender de uma vez por todas! Qual a diferença?

A base é café e leite!

Já sabemos que o comum são os ingredientes. E mais… Não diria apenas que a base do cappuccino e o latte é café e leite, como também que não é necessário mais nenhum ingrediente para ter a bebida perfeita.

As diferenças entre o cappuccino e o latte

As diferenças entre o cappuccino e o latte

A diferença está então no modo de preparo? Exato, no modo de preparo e principalmente na consistência das bebidas.

Vamos aos fatos!

Cappuccino – o que é?

Lembrando (mais uma vez) que as considerações aqui são feitas considerando a bebida tradicional, ou seja, os ingredientes são café e leite. É comum encontrar versões com chocolate e/ou canela, mas são versões. Ok?

Sendo assim, vamos ao que interessa, a receita:

1/3 café espresso

1/3 leite vaporizado

1/3 espuma do leite (leite aerado)

Leia também ~> Cafeteira Italiana, praticidade na hora do café.

Simples assim, o cremoso do cappuccino se dá principalmente pela quantidade de espuma do leite. O que resulta também em um sabor mais marcante do café!

Latte ou caffè latte – o que é?

Aqui o nome já diz tudo. café, leite e basta.

A receita é a seguinte:

1/3 café espresso

2/3 leite vaporizado – com uma camada bem fina de espuma do leite

A receita resulta em uma bebida com mais sabor de leite. E daqui já podemos concluir algumas diferenças entre o cappuccino e o latte.

As diferenças entre o cappuccino e o latte

As diferenças entre o cappuccino e o latte

O latte é uma bebida mais “pesada”, isso se deve a menor quantidade de espuma que está presente em maior volume no cappuccino, certo? Além disso o latte é uma bebida mais clara e o sabor do café é muito mais presente no cappuccino.

Agora é com você!

As diferenças estão aí, qual receita te agrada mais? Na dúvida… peça um de cada 😉

Comentários (2)

  1. armando heimann disse:

    boa tarde. Considerndo a sua experiência no preparo de um café a ser saboreado com prazer, quais são as opções de maquina de café disponíveis no mercado? já adquiri dois tipos de maquina (por uma questão de respeito, não vou citar quais foram) e os resultadoe foram ruins…adoro um capucino e só consigo saborear quando vou a uma cafeteria..pode me ajudar? triestee54@gmail.com..agradeço…

    1. Angelica Lebante disse:

      Olá! Tudo bem? Primeiro, Poxa… Os equipamentos, a matéria prima e a mão de obra de uma cafeteria não pode ser traduzido em uma máquina caseira, por isso a sua decepção! Ainda não tive experiência parecida e na minha opinião ainda é impossível comparar um bom cappuccino extraído de modo profissional com o cappuccino da cápsula… Pensa que a praticidade é o objetivo das máquinas para se ter em casa 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *