Café – uma bebida genuinamente abençoada

Por

4 de maio de 2018
0 comentário
café

Considerado como a bebida mais consumida do mundo depois da água, o café é conhecido e apreciado pelas oito maiores religiões do mundo. Mas você sabia que um tempinho atrás esta bebida não era muito bem vista entre os cristãos? Era considerada a “bebida do diabo”.

Café como a bebida proibida

É difícil de acreditar que nosso amado café foi proibido para os cristãos católicos alguns séculos atrás, e por um simples motivo: a bebida originada pela combinação dos grãos e água fervente era considerada uma maldição!

 

 

Os primeiros registros da cultivação deste grão vem da Etiópia, no século IX, e a Igreja Católica Apostólica Romana tinha fortes motivos internos para acreditar que a bebida, trazida pelos muçulmanos para a Europa, era um meio de amaldiçoar o povo.

Qualquer cristão que fosse pego tomando da “bebida amaldiçoada” sofreria sérias consequências perante a Igreja. Os infiéis eram os únicos que desfrutavam do sabor e benefícios do café.

 

Leia também: Como surgiu o Irish Coffee ou Café Irlandês?

 

De bebida proibida para bebida abençoada

café

Pintura Papst Clemens VIII. Öl auf Leinwand, 65 x 52 cm. Autor anônimo. Fonte: Wikipedia.

A bebida só passou a ganhar aceitação por parte do clero, e a ser consumida pela população, depois que o pontífice, Papa Clemente VIII, experimentou um gole da bebida e se apaixonou completamente!

E quem não se apaixonaria?

No mesmo instante deu ordem de que fosse liberada a todos, afinal, segundo ele mesmo, não seria justo apenas os infiéis desfrutarem de uma bebida tão saborosa.

Nem é preciso dizer que esta decisão causou o maior rebuliço dentro da comunidade cristã. Muitas pessoas passaram a questionar o Santo Padre sobre os motivos pelos quais ele permitiria tal coisa.

Mas em sua própria defesa, o Papa Clemente VIII afirmou que, já que a bebida alcoólica era abençoada pela Igreja e utilizada em suas celebrações, nada de errado haveria em abençoar também os grãos de café.

Se a história é verídica ou não, dificilmente teremos certeza, mas uma coisa é certa: bendito seja nosso café!

 

Veja também: 7 mitos ou verdades sobre o café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *