Café de qualidade? Que raios é isso?

Por

2 de março de 2018
0 comentário

Café de qualidade: O que é isso que todo mundo está falando?

São muitos os que falam sobre café de qualidade, experiências cafeinadas, novas formas de tomar café, variedade do café, notas frutadas, cítricas, café encorpado, café fermentado, etc. Isso tudo te deixa confuso (a)? Você se pergunta o que está acontecendo com o “pretinho básico”? Você acha que complicaram o jeito de tomar café? Calma, não é tão difícil assim. Pega um café, respira, que vamos te ajudar.

Acha tudo isso muito difícil? Você não está sozinho!

Primeiro quero dizer que não vou entrar em questões técnicas por aqui! A intenção é te dar algumas dicas para não se assustar com tantas informações que podem ser desconhecidas para você. 😉

Você não é o único que está começando a descobrir o mundo do café de qualidade, é realmente um movimento que está vindo com muita força e fazendo alguns hábitos mudarem (para melhor, ainda bem). Com esse “boom” existem muitas informações por aí e de repente você não consegue nem entender o que lê. E eu juro que te entendo. Comigo também foi assim.

https://www.instagram.com/p/BfoTa88nj7l/?taken-by=coffeeloverbrasil

A curiosidade me levou até o café de qualidade primeiro na teoria. Eu lia sobre métodos e possibilidades e como foi difícil entender tudo isso. De repente vi que moagem era importante, era possível escolher a torra do seu café (clara – média – escura) e até um método de preparo, que nada mais é a forma de se preparar o café: Pode ser um café espresso, ou coador de pano, ou Hario v60, ou cafeteira italiana (mokinha), entre outros.

Pode parecer muito para a cabecinha em determinado ponto, mas depois fica tudo muito mais simples, basta se permitir viver a experiência com o café de qualidade.

Confira também ~>  Vai ferver a água para fazer café? Como assim?

Café é experiência!

Me ajuda a te ajudar: O café é uma experiência, não tem como entender esse mundo se ficar só na teoria – claro né!? – Já o café de qualidade é uma experiência que deve ser vivida! Faça como eu e vá conhecer esse universo na prática e tudo ficará muito mais claro com o tempo.

Café de qualidade: Viva essa experiência!

Café de qualidade: Viva essa experiência!

Hoje são muitas cafeterias que querem te fazer viver essa experiência com o café de qualidade. Inclusive a grande parte dessas cafeterias vendem o café para você estender essa experiência para sua casa. Existem os clubes de cafés por assinatura, sites especializados e opções de cafés melhores em alguns supermercados.

Se você precisa de dicas, quer saber onde comprar café de qualidade, comente esse post com seu nome e de onde você é. Prometemos te ajudar!

Se entregue ao café de qualidade!

Você vai perceber que para entender o café de qualidade você precisa passar por uma certa desconstrução do que você já conhece sobre café – isso se você só compra cafés tradicionais no supermercado – e entender o que é bom e ruim na xícara. Um fator clássico é aceitar que AMARGOR é defeito no café e não qualidade.

Café de qualidade: Viva essa experiência!

Café de qualidade: Viva essa experiência!

Após isso, vai entender que as possibilidades são infinitas, o mesmo café preparado de outras formas apresentam um resultado final completamente diferente. Poderá perceber também que café apesar de ser simples, tem uma complexidade sensorial incrível e tudo isso te faz querer conhecer mais e mais sobre essa bebida que estão presente em nosso dia a dia.

Seu cafezinho pode ser um cafezão. Mas não significa que ele se tornou mais complicado!

Após viver a experiência, a dica é: CONFIE NO SEU PALADAR. Você é quem tem que dizer como gosta do seu café, certo? Eu acredito muito que não existe o certo ou o errado quando se fala em gosto pessoal. A intenção não é tornar ninguém o chatão do café, isso tudo mais afasta do que aproxima ao que é realmente bom.

Outra questão que encanta nesse universo é que o café de qualidade não é só sabor e aroma. Café de qualidade são principalmente pessoas dedicadas a fazer esse trabalho bonito. Você se sente muito próximo da origem e isso tudo tem muito valor!

Você quem decide o quanto quer mergulhar nesse universo. Eu garanto que sempre vai ter muito mais a aprender do que a ensinar, mais uma coisa que encanta no café de qualidade.

Espero que você tome essa iniciativa e passe a conhecer melhor o café de verdade que é tão do Brasil!!!

Bons cafés pra você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *