Da dança ao barismo: Conheça Café ao Leu de Leonardo Gonçalves

    Da dança ao barismo: Conheça Café ao Leu de Leonardo Gonçalves

    Café ao Leu: A história começou com arte! A arte da dança.

    Leonardo Gonçalves, carioca e Coffee Lover como a gente! É o atual Campeão Brasileiro de Aeropress, levando o título em sua primeira participação! Hoje barista no Café ao Leu, seu projeto cafeinado. Mas como tudo começou? Vamos lá…

    Café ao Leu: Leonardo Gonçalves
    Café ao Leu: Leonardo Gonçalves

    Leonardo começou sua carreira como dançarino das gafieiras do Rio, ainda muito cedo! Dava aula e se apresentava, assim ganhava a grana que precisava para pagar a faculdade de Nutrição. “Sempre gostei de estudar os alimentos.”

    Porém o trabalho como nutricionista realmente não fazia o coração do Léo bater mais forte. E na dúvida… vamos viajar?

    Um ano sabático…

    Após se inspirar com um filme, Leonardo Gonçalves (Café ao Leu) resolveu quebrar a ponte. Pediu demissão do hospital que trabalhava, pegou sua mochila e viajou pelo Brasil.

    A ideia era conhecer melhor o país e encontrar um local mais tranquilo para morar e descobrir sua vocação! Nunca é tarde pra isso!

    Leonardo Gonçalves: Café ao Leu
    Leonardo Gonçalves: Café ao Leu

    Passou um ano, de acordo com o Leo o melhor da sua vida. Voltou para o Rio de Janeiro ainda sem saber o que de fato iria fazer, mas o que não iria fazer ele já sabia: Voltar ao seu antigo trabalho.

    Em busca de uma razão:

    Rio de Janeiro, muitos turistas, belas praias. Por que não trabalhar com turismo? E foi assim que se dedicou em um curso para se tornar Guia e o fez, mas ainda assim não se sentia bem no trabalho…ufa… e a vida segue, apesar das incertezas.

    Daí uma boa notícia: no meio das perguntas sobre o que fazer Leonardo recebeu a notícia que se tornaria papai! Essa sim é uma certeza e uma baita responsabilidade. Está na hora de estabilidade! Então… um concurso para ser agente da polícia federal não pareceu má ideia.

    O estudo e o café.

    Eis que surge o café na vida de Léo, que até então não tomava. (Dá pra acreditar?). Sua primeira memória de café foi com leite na casa da minha avó quando era criança. Tomando café como energético, para ficar acordado para estudar mais. Mas a curiosidade falou mais alto. O que é café? Como preparar café? Onde comprar o melhor?

    Para responder suas perguntas procurou um curso de barista mais próximo.

    Assim começa a nascer uma paixão que se tornou Café ao Leu!

    Depois do curso já estava ele completamente apaixonado pelo café. Concurso? Que nada! Largou o concurso e mergulhou no universo de possibilidades que é o café. Ainda hoje dedicado a aprender mais sobre a bebida que encanta!

    Café é simples e complexo. Café é parecido com as poesias do meu poeta preferido – Cartola. Com linhas simples ele te leva bem bem no fundo de um infinito. Café é sentimento.

    Leonardo Gonçalves.

    Confira também> Os 5 motivos para nascer um projeto cafeinado

    O primeiro projeto cafeinado do Léo: Soul Barista

    Para iniciar um projeto cafeinado criou a marca Soul Barista.  Depois de bater cabeça, com grana curta e ainda sem conhecer muita coisa, nem ninguém para alavancar o projeto.

    Foi então que aceitou uma proposta de abrir a filial de uma torrefação no Rio de Janeiro. Durante 2 anos foi funcionário da Café do Mercado.

    Leonardo Gonçalves: Campeão Brasileiro Aeropress
    Leonardo Gonçalves: Campeão Brasileiro Aeropress

    Colocou a marca em ótimos pontos cariocas, aprendeu bastante, conheceu melhor o Rio e passou a ser mais conhecido. Quando viu que a Café do Mercado já estava bem posicionada no RJ – resolveu sair e quebrar mais uma ponte!

    Café ao Leu nasceu!

    Café ao Leu! Bora conhecer?
    Café ao Leu! Bora conhecer?

    Contratou uma designer para rever toda sua marca, até então Soul Barista. A ideia é dar um banho, mudar todo visual da marca. Chegaram então ao Cafe Ao Leu.

    Vi que soul mais que um barista. Quero ser muito mais que soul. Meu foco é o café, da minha forma, em movimento. Soul natureza e movimento. Soul nutrição e arte. Soul questionador e busco o que nem imagino, hoje. Ao leu é infinito como o café.

    Leonardo Gonçalves

    Gostou? Então acompanhe o trabalho do Leo!

    Café ao Leu, do Léo!
    Café ao Leu, do Léo!

    Leonardo Gonçalves, Café ao Leu.

    Léo, no facebook!

    Léo, no instagram!