Como fazer café ruim em 5 passos

    Como fazer café ruim em 5 passos

    Como estragar seu café em 5 passos:

    O Coffee Lover também colabora para sua experiência no preparo do cafezinho. Compartilhar o que NÃO fazer é também uma contribuição para saber como fazer café da forma correta. Hoje você vai aprender a estragar seu café em 5 passos simples:

    Use água da torneira

    como fazer café - Água de torneira no café, NÃO!
    Água de torneira no café, NÃO! Como fazer café bom utilizando água ruim?

    Como fazer café sem água? Impossível! Então, antes de falar sobre o café vamos dar uma atenção para a água, que é a maior e não menos importante parte da composição da bebida. Usar água da torneira é um ótimo jeito para começar errado. Prefira água sem cloro, filtrada, pois tudo o que não for “água” interfere no sabor do cafezinho final, cada detalhe é importante, não podemos esquecer isso para experimentar o melhor de cada xícara e ter uma boa experiência.

    Não ferver a água

    como fazer café - Alta temperatura é necessária. Para não errar: Ferva!
    Alta temperatura é necessária. Para não errar: Ferva!

    A temperatura ideal para passar o cafezinho é um pouco menor da temperatura de fervura da água, algo em torno dos 96 graus. Minha opinião é que você não precisa de um termômetro em casa para esse detalhe. Preparar um cafezinho não precisa ser tão complicado, deve ser simples e gostoso.

    Então para não errar…ferva a água, espere 1 ou 2 minutos e passe o café, pronto. Resolvido! É importante também não passar o café sem antes fazer essa pausa para perda de temperatura da água, pois pode queimar o seu café, interferindo negativamente no resultado final na xícara. Então: FERVA A ÁGUA, espere um pouco e passe o café! Simples.

    Usar café de baixa qualidade

    como fazer café - Você merece bons cafés!
    Você merece bons cafés! Então veja até o final para aprender como fazer café bom!

    Agora que já falamos sobre água, vamos falar do café a utilizar para a bebida. O café de baixa qualidade pode ser feito pelo barista mais nomeado e premiado que não será bom o quanto deve ser. Como fazer café decentemente em casa? Prefira cafés de qualidade para experimentar o melhor da bebida, também em casa.

    Merecemos um café fresco, recém torrado e de qualidade, afinal a bebida faz parte do nosso dia a dia e deve ser sempre agradável. Claro, quando a intenção é tomar um ótimo café, daqueles que se lembra por horas ou dias, se deve procurar uma cafeteria comprometida em servir cafés especiais feitos por baristas profissionais, nesses caso sua preocupação será apenas escolher o método de extração. Porém a grande questão é que nossa exigência pessoal do beber café no dia a dia deve ser um pouco maior, nós como consumidores merecemos qualidade! Eu quero tomar bons cafés sempre, seja em casa ou na cafeteria, quem não quer? Eu faço minha parte, ao consumir cafés de qualidade, você também? Espero que sim!

    Confira também> Café especial: O que tem de especial nesse café?

    Tomar cafés “velhos”

    como fazer café - Tudo pela qualidade, Ok?
    Tudo pela qualidade, Ok?

    Digamos que o café não estraga e sim envelhece. Nesse processo de envelhecimento se perde muitas características que influenciam na bebida, então prefira cafés recém torrados. Outro ponto que vou descrever nesse “passo” é que o ideal é moer na hora, o café em grãos armazena as suas principais características de aroma e sabor, quando se faz a moagem já inicia a perda de muitas coisas boas de cada grão, então prefira moer na hora.

    Café recém torrado e moer na hora são passos importantes para a transição do tomador de café para o tomador de café especial, é um sinal que se entrou para um caminho que não tem volta.

    Armazenar o café na geladeira

    como fazer café - Na geladeira não pode! Combinado?
    Na geladeira não pode! Combinado?

    Se você utiliza o café já moído, evite guardá-lo na geladeira pelo simples fato de que pega umidade e outros aromas ali presentes irão interferir de uma forma negativa no seu café, prefira um recipiente hermeticamente fechado armazenado em um ambiente seco e sem luz, o armário da cozinha, por exemplo.

    Então, como fazer café bom? Basta não seguir os passos acima. Foram citados pontos para reforçar os bons hábitos ou contribuir com novos hábitos para quem gostaria de melhorar o sabor do cafezinho também em casa. Independente do café que você usa, o ideal é iniciar com as boas práticas, pouco a pouco para garantir boas experiências. Quando o café de qualidade ou café especial fizer parte desse belo ritual ele não sairá mais, tenho certeza.