Café forte ou café fraco? Eu prefiro com mais acidez!

    Café forte ou café fraco? Eu prefiro com mais acidez!

    Café forte ou café fraco, qual você prefere?

    Classificação de cafés geralmente é feita de uma forma bastante simples, para maioria dos consumidores o café pode ser café forte ou café fraco, café doce ou café amargo e nada muito além disso. Mas espera aí…. Nada além disso? Na verdade, o café é muito mais que isso. Basta conhecer o mínimo desse universo para concordar comigo. (É um caminho sem volta!)

    A complexidade de sabores, aromas e possibilidades encontrados em uma xícara de café são os mais variados, é incrível e como cada detalhe encanta e faz apaixonar. Em uma avaliação sensorial de café especial, por exemplo, as principais características avaliadas são:

    Sabor

    Nesse aspecto se faz uma avaliação geral de harmonia que compreende todos os outros aspectos da bebida, geralmente avaliado de acordo com um padrão de sabor. O importante é que seja agradável ao paladar!

    cafe forte ou cafe fraco sabor - Sabor do café é inconfundível e dever ser sempre agradável.
    Sabor do café é inconfundível e dever ser sempre agradável.

    Doçura

    A doçura é uma das primeiras sensações que podemos perceber em um café, o café naturalmente possui uma doçura sutil, suficiente para identificar as demais características da nossa bebida!

    Há quem prefira colocar um pouco mais de açúcar, para mim um bom café ou um café especial vai bem mesmo sem o doce extra do açúcar.

    cafe forte ou cafe fraco doçura - Amargor nem pensar. Nem no café! Café doce é sempre melhor.
    Amargor nem pensar. Nem no café! Café doce é sempre melhor.

    Acidez

    A acidez no café é uma característica que eu adoro perceber. Pode se sentir um sabor cítrico super agradável, como limão, laranja, tangerina ou também uma acidez menos marcante como a da maçã. Como tudo no café, deve ser agradável e a acidez  não pode lembrar o ácido de um vinagre, por exemplo. (Como disse lá em cima, o café pode ser muito mais que café fraco, café forte, café com açúcar, café sem açúcar).

    cafe forte ou cafe fraco acidez - O café com mais acidez ou mais cítrico me apaixona ainda mais
    O café com mais acidez ou mais cítrico me apaixona ainda mais

    Sabor residual ou “aftertaste”

    O sabor residual é a sensação percebida após o café ser tomado. Sabe quando você toma um café e logo depois tem que colocar um chiclete na boca ou então beber água para tirar o gosto que ele deixa? Então… esse seria um café mal avaliado. Já um café que deixa um sabor agradável por um certo tempo, é melhor avaliado. O “pós café” também é importante!

    cafe forte ou cafe fraco sabor residual - O sabor que o café deixa na boca também conta!
    O sabor que o café deixa na boca também conta!

    Corpo

    O corpo do café pode ser melhor sentido ao permitir que o café descanse sobre a língua, pode confiar em mim. Experimente fazer isso. O corpo varia entre delicado, leve e encorpado, a sensação pode ser de preenchimento também. Eu adoro um café encorpado! A classificação de café forte ou café fraco pode ser substituída por café mais encorpado ou menos encorpado (assim você vai ganhar o respeito do barista!)

    cafe forte ou cafe fraco - Café forte ou café fraco? Não! Café encorpado!
    Café forte ou café fraco? Não! Café encorpado!

    Aroma

    cafe forte ou cafe fraco - O aroma do café é o que te ganha. Não negue isso.
    O aroma do café é o que te ganha. Não negue isso.

    Quem é que não gosta do cheirinho de café? O aroma do café é resultado de uma complexa mistura de compostos voláteis na bebida. Foram identificados cerca de 800 compostos que influenciam o aroma. Sim… OITOCENTOS! É muita coisa! O café pode surpreender e muito!!!

     

    Amargor

    Amargor não é uma característica positiva no café. É defeito! O amargor, acidez e a adstringência do café são afetados pelos procedimentos na torra. Normalmente quando se passa do ponto o café carrega o amargor, normalmente a torra excessiva é feita propositalmente nos cafés convencionais para esconder os diversos defeitos da bebida! Aí não tem outra… tem que encher a xícara de açúcar para ficar agradável.

    Confira também> Açúcar no café: Pode ou não pode?

    cafe forte ou cafe fraco - Amargor é defeito, Ok? Defeito.
    Amargor é defeito, Ok? Defeito.

    Adstringência

    Adstringência é um outro possível defeito encontrado no café. É aquela sensação de secura na boca, igual quando comemos um caqui ainda verde, que amarra tudo sabe!? É bastante incômoda essa percepção, mas pode ser encontrada em uma xícara de café.

    cafe forte ou cafe fraco adstringencia - Café que amarra não vale nada!
    Café que amarra não vale nada!

    Todos esses detalhes não servem para complicar o jeito que se toma o café, na verdade é só para tornar o momento cafeinado ainda mais apaixonante, o café já faz parte do nosso dia a dia e consumir de forma consciente é um prazer, mesmo na simplicidade do momento daquele cafezinho feito em casa até na hora de exigir o melhor no café preparado pelo barista! Experimente o melhor do café, esse é meu convite!