Barista, o arte finalista do café.

    Barista, o arte finalista do café.

    Barista, o profissional do preparo do café.

    Vamos falar sobre o barista? Todo o processo da preparação do café e seus derivados tem na verdade o início na produção do café, a qualidade e cuidados impostos ainda no cultivo do fruto fazem muita diferença para o resultado final na xícara, mas hoje esse assunto não é o foco. É dia de estreia no Coffee Lover, vamos estrear a categoria “Profissão: barista”.

    Nessa primeira publicação vamos falar da importância que tem o “arte finalista” do café. É também uma forma de afirmar que o Coffee Lover valoriza o trabalho de todos. Dar voz a esses profissionais é aprender e melhorar a nossa experiência com a bebida e vamos trazer os baristas para falar por aqui!

    É sempre uma satisfação chegar em uma boa cafeteria, ser atendida por um conhecedor do café que explica, sugere e sorri pelo café servido, é quase sempre visível a paixão pela bebida ali. O contato com o público faz do barista um dos principais responsáveis por falar de bons cafés e para espalhar essa onda que veio para ficar, o brasileiro gosta muito de café e sai sempre bons papos sobre o assunto. Então baristas, vocês têm o meu respeito por isso também!

    barista - O barista e suas artes!
    O barista e suas artes!

    Um fato importante:

    Por melhor que seja o grão e torrado da melhor forma possível. No final das contas, o preparo pode detonar todas as complexidades e qualidades que deveriam existir na xícara!

    Eu como apaixonada por café e por sempre querer tomar aqueles bons, consumo cafés de qualidade também em casa e nas minhas aventuras no preparo já fiz boas e péssimas bebidas com o mesmo grão. Valeram como experiência e para definição de como aquele grão fica melhor preparado. É um ritual que acalma.

    Confira também> Café especial: O que tem de especial nesse café?

    Tirar um tempo livre para experimentar café em diversos métodos e proporções é sempre ter bons momentos! Porém, quando se procura qualidade final, é indispensável o trabalho de um barista. Um café espresso de máquina não tem a mínima comparação com o café tirado de maneira correta por um profissional! Entendo que tudo depende do momento e nem sempre encontraremos uma cafeteria com certo grau de exigência. Sem contar que a maquininha de café da empresa salva as tardes pós almoço! mas quando se fala em qualidade na bebida a que passa pela mão do barista sai muito na frente! Você pode comparar e confirmar.

    Está inaugurada a categoria! Vamos levar a todos os apaixonados pelo café um pouco do universo dos artistas que preparam o café e seus derivados. Não é um trabalho simples! Requer estudo e dedicação para entender as inúmeras possibilidades que podem resultar a bebida e faço também um convite especial a todos os baristas a acompanhar e interagir conosco. É sempre válido os aprendizados de uma boa conversa com vocês! Fica aqui também o meu muito obrigada por cada xícara servida!